Colunas do fluxo

 em Fluxos

As colunas no fluxo serve para você organizar as etapas do seu trabalho, do seu setor e etc. Elas são utilizadas de forma de Kanban que é a gestão a vista, e podem ser nomeadas de To Do (fazer), Doing (fazendo) e Done (feito), ou da maneira que achar melhor de gerir.

Coluna backlog

É a primeira coluna no fluxo e pode ser utilizada de várias maneiras. Você pode inserir cards que ainda estão aguardando alguma informação ou ação para iniciar no fluxo. Fazendo uso dessa coluna é possível planejar todos os fluxos aos quais o card deverá passar e com isso ter uma visão macro, melhorando assim a performance da sua gestão. O backlog fica oculto no fluxo e para visualizar ele tem que expandir a coluna.

Veja como usar:
1: Clique no ícone  para exibir a coluna.
2: Crie um novo card ou mova um existente para esta coluna.
3: Clique novamente no ícone  para minimizar a coluna.

Conheça mais sobre a coluna backlog

Colunas do fluxo de trabalho

Para adicionar uma coluna no fluxo, clique em ao lado da coluna coluna já existente, mesmo que o fluxo seja novo, por padrão sempre terá a coluna Backlog e uma coluna em branco. Ao clicar no abrirá uma nova coluna, insira o nome desejado e clique em .

As colunas podem ter descrições, documentos anexados, automações e mais algumas configurações, clique aqui para conhecer as Configurações da coluna no fluxo. Quando coluna tem descrição, aparecerá um ícone no lado do nome da coluna, se ela possuir automações esse ícone vai estar exigido também ao lado da descrição da coluna.

Para excluir uma coluna, clique em editar coluna que fica ao lado do nome da coluna e do ícone . Na configuração da coluna, após a descrição, documentos, automações e configurações avançadas da coluna, tem a opção de excluir coluna.

Para mover a coluna é só segurar com o mouse no topo da coluna e arrastar ela para o lugar desejado, você só não conseguirá trocar a coluna para antes do backlog ou depois da coluna finalizado.

Configurações da coluna no fluxo.

Coluna finalizado

Essa coluna pode ser utilizada para concluir o card no fluxo. Os cards movidos para essa coluna não necessariamente estão concluídos como um todo, ou seja, um card que está no fluxo Comercial pode ter sido finalizado pois a venda foi efetivada, mas pode ainda estar no início do fluxo de Cobrança e aguardando para entrar no fluxo de Produção.

Como usar essa coluna?

Essa é a coluna que determina o final do seu fluxo de trabalho e pode ser renomeada da maneira que desejar.

Veja alguma ideias:

  • Em um fluxo de vendas pode se chamar Venda efetivada
  • Em um fluxo de desenvolvimento, pode se chamar Testar protótipo
  • Em um Kanban, pode se chamar Done

Conheça mais sobre a coluna finalizado

O uso dessa coluna é totalmente flexível e pode se adequar ao seu processo, nela parece a qualidade de cards finalizados no fluxo. Clique em ‘Visualizar’ para acessar a lista de todos os cards finalizados nesse fluxo e pesquisar o card pelo nome ou até mesmo utilizar filtro da página.